Petinha-dos-prados / Meadow Pipit / Anthus pratensis

Posso ser observada entre finais de Setembro e princípios de Abril. A minha plumagem tem partes superiores cinzento esverdeado e partes inferiores amarelo com peito e flancos riscados, o meu bico é fino e a cauda é comprida. Habito charnecas, pântanos, prados costeiros e terrenos alagados. A minha alimentação predilecta são os insectos, larvas, pequenos moluscos e gramíneas.

Satyrium esculi


Sou uma espécie comum em muitas regiões. Tenho pontos laranja na asa posterior e sou pequenina, meço entre 30 a 32 cm. Podes ver-me a partir de Abril até Agosto na orla de bosques e em locais com muitas flores.

Coenonympha dorus

Só estou presente em Portugal, Espanha, França, centro de Itália e Norte de África. No nosso país sou comum no norte e centro, mas a sul do Tejo não me encontras fácilmente. Na primeira fase o meu ovo é cilíndrico, levemente achatado, com polvilhado castanho sobre fundo verde claro. Quando passo a larva, sou verde com riscas longitudinais claras e em adulto transformo-me nesta linda borboleta. Podes-me encontrar de Maio a Outubro mas para isso tens que preservar o meu habitat, prados semi-naturais, sobretudo nas encostas quentes expostas ao sul.