Cotovia-dos-bosques / Wood Lark / Lullula arborea

Tenho uma grande variedade de habitats, como montados abertos, matos esparsos com árvores, dunas arborizadas, olivais e mesmo mosaicos de zonas agrícolas e bosque, particularmente pinhal. Em geral tenho que ter à minha volta solos descobertos intercalados com zonas de vegetação rasteira para me alimentar, áreas de vegetação mais alta para nidificar e dormir e, para aperfeiçoar o meu canto, árvores ou arbustos para cantar.Para a minha alimentação não prescindo de sementes, mas em época de nidificação alimento-me principalmente de insectos de tamanho médio, aranhas e larvas que são capturadas na zona de vegetação mais baixa. Vou-te contar um segredo, sobre a construção do meu ninho. Para não incomodar e não fazer mal às minhas crias, tenho o cuidado de o construir voltado para noroeste e sudeste de maneira a evitar o sol directo. Tenho o cuidado também de o fazer numa depressão protegido por arbustos, fetos ou erva, raramente em solo descoberto ou em zonas abertas.

Glaucopsyche melanops


Sou uma borboleta comum, bastante dispersa e frequente. Meço entre 23 a 28 mm e chamo a atenção pelo meu tom azul violáceo com bordos negros. A face interior é cinza acastanhada com pontos negros dispersos. Podes-me ver de Março a Julho entre clareiras de florestas, margens de caminhos e mesmo zonas com altitude até os 1600m.

Rola-brava / Turtle Dove / Streptopelia turtur


Sou uma ave pequena e muito tímida, mantenho-me escondida nas árvores não sendo fácil de me observares de perto. A minha plumagem é castanha-acinzentada na cabeça e dorso, sendo a parte inferior rosada. Possuo umas manchas com listras pretas e brancas no pescoço, a face superior das asas são castanhas-alaranjadas com centros pretos bem demarcados e os olhos laranja com anel orbital avermelhado. Nidifico em florestas de árvores caducas, ricas em vegetação arbustiva, em áreas agrícolas e também em terrenos abertos com arbustos densos e árvores isoladas.