Lagarto-de-água / Schereiber's Green Lizard / Lacerta schreiberi

Residente e endémico da Península Ibérica, sou bastante comum em cursos de água, podendo ser encontrado em lagoas, charcos e margens de pequenos ribeiros de água com abundante vegetação característica deste tipo de habitats. Alimento-me basicamente de insectos e aracnídeos mas também podem fazer parte da minha dieta fruta e pequenas lagartixas.

Chapim-rabilongo / Long-tailed Tit / Aegithalos caudatus

De aspecto rechonchudo e cauda comprida, posso ser avistado no Parque de Avioso com facilidade em pequenos bandos voando de árvore em árvore em movimentos inquietos. Embora mais comum no interior norte de Portugal, estou presente durante todo o ano frequentando matas mistas.

Tordoveia / Mistle Thrush / Turdus viscivorous

Não sou uma espécie abundante em Portugal embora seja comum em algumas zonas. No Inverno posso ser observado com mais facilidade quando procuro alimento em prados abertos. Tenho dorso acastanhado e o peito e flancos brancos e sarapintados, a cauda é quase do tamanho da de um melro. Quando em voo, distinguem-se bem as manchas pálidas nas coberturas internas, que contrastam com o padrão do peito e abdómen.