Chasco-cinzento / Oenanthe oenanthe



Chamam-me de Chasco-cinzento porque em adulto tenho o dorso cinzento, uma máscara preta e a cauda com um característico T preto na cauda branca. Na foto tenho a plumagem de Inverno característica igual à da minha companheira. Sou um migrador que nidifico nas terras altas do norte e centro de Portugal, no início de Abril até final do Verão estou presente sobretudo em habitats montanhosos. Aquando da minha migração Outonal para África, meados de Agosto até princípios de Novembro, sou mais comum em habitats mais abertos e mesmo em zonas de baixa altitude. 

Esquilo-vermelho / Sciurus vulgaris

                
Estive extinto em Portugal no século XVI, provavelmente devido à perda de habitat, mas a partir da década de 80 começou a repovoação no norte do país pelos meus antepassados Galegos. Alimento-me de sementes de árvores, de cogumelos, bagas e rebentos de plantas, etc.


Se estiveres numa floresta é muito provável que esteja presente mas nem sempre terás a oportunidade de me observar. Nesta última foto, tirada em Fão, podes-me ver a devorar uma pinha e esse é o segredo para saberes que estou por perto, com uma observação mais cuidada consegues ver à minha volta o interior de pinhas que já me serviram de alimento. Fica atento ao teu passeio no parque.