O Pyrgus malvae malvoides é uma borboleta da família Hesperiidae. Não se encontra ameaçada, aparecendo em Portugal, muito dispersa e relativamente frequente, de Abril a Setembro em terrenos com muita humidade, localizados perto de ribeiros e regatos.
Libellula depressa
A envergadura desta espécie é de cerca de 70 mlímetros. O macho é de cor azul pálido enquanto que a fêmea tem o abdomen de cor de mel escuro, excepto nos lados que são amarelos. Vivem principalmente em águas tranquilas como lagos, tanques ou rios de corrente muito lenta e com vegetação nas margens. Os adulto são activos de Maio a Setembro. Voam muito depressa sobre a água em busca de presas e outras libélulas rivais. Têm como característica regressarem ao mesmo pau ou folha quando repousam para se aquecerem.
Louva-a-deus / Mantis religiosa
O Louva-a-deus é um insecto da ordem dos Mantodea. Há cerca de 2400 espécies de louva-a-deus na sua maioria em ambiente tropical. O seu nome deriva do facto de que, quando está pousado, o insecto lembra uma pessoa orando. São predadores agressivos que caçam principalmente moscas e afídios. A caça é feita em geral de emboscada, facilitada pela capacidade de camuflagem do louva-a-deus. São um factor muito importante no controlo de pragas de jardim pelo que são muito bem vindos pelos amantes de jardinagem e agricultura biológica não sendo necessário o uso de pesticidas.
O louva-a-deus são insectos relactivamente grandes, de cabeça triangular, tórax estreito e abdómen bem desenvolvido. O ritual de acasalamento , que decorre por volta do Outono, é uma época de perigo para os machos uma vez que a fêmea muitas vezes acaba por os matar e comer. Depois do facto consumado a fêmea põe entre 10 a 400 ovos numa cápsula endurecida que deposita no chão ou enrolada numa folha.
Fotogafada
Louva-a-deus,
Mantis religiosa,
Setembro 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)