Louva-a-deus / Mantis religiosa

O Louva-a-deus é um insecto da ordem dos Mantodea. Há cerca de 2400 espécies de louva-a-deus na sua maioria em ambiente tropical. O seu nome deriva do facto de que, quando está pousado, o insecto lembra uma pessoa orando. São predadores agressivos que caçam principalmente moscas e afídios. A caça é feita em geral de emboscada, facilitada pela capacidade de camuflagem do louva-a-deus. São um factor muito importante no controlo de pragas de jardim pelo que são muito bem vindos pelos amantes de jardinagem e agricultura biológica não sendo necessário o uso de pesticidas. 
O louva-a-deus são insectos relactivamente grandes, de cabeça triangular, tórax estreito e abdómen bem desenvolvido. O ritual de acasalamento , que decorre por volta do Outono, é uma época de perigo para os machos uma vez que a fêmea muitas vezes acaba por os matar e comer. Depois do facto consumado a fêmea põe entre 10 a 400 ovos numa cápsula endurecida que deposita no chão ou enrolada numa folha.

2 comentários:

disse...

Depois de todos estes factos interessantes sobre a sua importância nos ecossistemas, passei a gostar mais deste "bichinho" :)

Belas fotos

Inocêncio Oliveira disse...

Todos têm uma grande importância no ecossistema, mas nem sempre são compreendidos.