Sou uma borboleta bem distribuida por todo o território de Portugal e não sou uma espécie ameaçada. O meu prato preferido são as leguminosas tais como trevos, luzernas, etc., por isso sou mais fácil de ser vista em campos com estas plantas mas apareço também noutros habitats. Sendo eu uma borboleta migradora podes-me encontrar em qualquer altitude mas quando em lagarta e crisálida não suportamos o frio, por isso para nos multiplicarmos precisamos de estar abaixo dos 1000m.
Estrelinha-real / Firecrest / Regulus ignicapillus
Sou uma das mais pequeninas aves em Portugal, a mais pequena é a minha prima Estrelinha-de-poupa. Consegues ouvir-me antes de me ver. O meu canto é muito fininho uns zit...zit...zit muito agudos que denuncia fácilmente a minha presença. Frequento bosques, jardins e parques como este de Avioso que é um bom habitat, principalmente de Inverno pois no Verão prefiro os bosques de altitude para poder ter as minhas crias nas coníferas ou cedros. Sou muito irrequieta e ando constantemente atarefada a comer insectos e aranhas que encontro principalmente, nos carvalhos e sobreiros.
Fotogafada
em Dezembro 2008,
Estrelinha-real,
Regulus ignicapillus
Vanessa virginiensis


Fuinha-dos-juncos / Zitting Cisticola / Cisticola juncidis

Sou uma ave pequenina de cor castanha e com dorso riscado. Não sou fácil de observar porque escondo-me frequentemente na vegetação mas consegues distinguir-me facilmente pelo meu canto característico emitido em voo. Consiste num único "zit...zit...zit..." em intervalos de cerca de um segundo. Não gosto nem um bocadinho do frio por isso é muito difícil a minha presença em zonas serranas no interior norte e centro, consegues encontrar-me com grande facilidade nas terras baixas do litoral.Construo o meu ninho no solo em vegetação rasteira.
Fotogafada
Cisticola juncidis,
em Setembro 2008,
Fuinha-dos-juncos
Chapim-real / Great Tit / Parus major

Sou uma das espécie de chapins mais vistosa e muito fácil de identificar devido ao meu peito amarelo com uma faixa preta que liga a garganta ao abdómen. O meu dorso é castanho-esverdeado e a cauda azul-clara de comprimento médio e chanfrada, com as penas extremamente brancas. Gosto muito de zonas de mata densamente arborizados mas também sou comum em jardins onde posso encontrar bagas e sementes embora a minha dieta alimentar seja constituída essencialmente por insectos como esta lagarta verdinha suculenta. Assim como o meu parente Chapim-preto, faço o meu ninho em cavidades de árvores revestidas por materiais macios (penas, musgos, etc.).
Fotogafada
Chapim-real,
em Abril 2008,
Parus major
Ouriço-caxeiro / European hedgehog / Erinaceus europaeus

Andava a explorar o território enquanto a minha mamã foi arranjar comida. Neste dia estava cheio de sono porque sou um animal essencialmente nocturno embora me possas observar nas últimas horas do dia e ao amanhecer. A minha comida favorita são invertebrados que se encontram no solo, minhocas, escaravelhos, lagartas, aranhas e lesmas embora por vezes coma ovos e pequenos vertebrados como sapos, lagartos e crias de roedores e aves mas também como insectos, daí ser muito importante a nossa exitência para controlar as pragas, sendo o maior insectívoro da nossa fauna. A maior parte das pessoas não sabe mas também sou um excelente nadador daí que por vezes também coma peixe. Tenho que me alimentar muito bem porque hiberno entre Novembro e Março e preciso de muitas reservas. Os furões e as corujas assim como as raposas e texugos são as nossas maiores ameaças, mas a minha mãe já me ensinou que se me sentir ameaçado enrolo-me todo porque os meus espinhos longos e aguçados protegem-me, mas o melhor é confiar na minha coloração acastanhada como camuflagem e na minha audição e olfato apurados para evitar estes encontros desagadáveis.
Fotogafada
em Junho 2008,
Erinaceus europaeus,
Ouriço-caxeiro
Alvéola-branca / Pied Wagtail / Motacilla alba


Sou uma ave esbelta e de constituição delgada, meço aproximadamente 19,5cm. Sou muito comum e estou espalhada por quase todo o mundo, Europa, Ásia e África. O meu bico é alongado e fino próprio para uma alimentação à base de insectos. Tenho como características mais marcantes a minha longa cauda que oscila continuamente para cima e para baixo e uma unha extremamente comprida no dedo posterior. Basicamente sou de cor cinzenta em cima e branca na parte debaixo, a minha face é branca e pescoço preto, a minha prima britânica macho tem o dorso preto. Ando sempre num corrupio constante em espaços abertos onde possa ver e perseguir melhor as minhas presas, esta não teve sorte e passou a ser refeição dos meus filhotes. Encontras-me com frequência perto de habitações e de água onde existe uma grande abundância de insectos. Construo o meu ninho em qualquer concavidade, num tronco de uma árvore, num buraco de um muro, num local abrigado de um telhado. Geralmente tenho cinco a seis crias que saem do ninho por alturas da Primavera.
Fotogafada
Alvéola-branca,
em Julho 2008,
Motacilla alba
Chapim-preto / Coal Tit / Parus ater

Fotogafada
Chapim-preto,
em Setembro 2007,
Parus ater
Trepadeira / Short-toed Treecreeper / Certhia brachydactyla

Fotogafada
Certhia brachydactyla,
em Agosto 2007,
Trepadeira
Tentilhão / Common Chaffinch / Fringilla coelebs

Fotogafada
em Fevereiro 2008,
Fringilla coelebs,
Tentilhão
Borboleta Zebra / Iphiclides feisthamelii

Fotogafada
Borboleta Zebra,
em Julho 2007,
Iphiclides feisthamelii
Poupa / Hoopoe / Upupa epops

Subscrever:
Mensagens (Atom)