Poupa / Hoopoe / Upupa epops

A minha plumagem é acastanhada com as asas pretas e brancas e cauda preta. O meu bico longo e recurvado, as patas acinzentadas e curtas mas principalmente a minha poupa pontiaguda bem visível quando erecta, dá-me este aspecto inconfundível e único que faz de mim uma ave diferente de todas as outras. Gosto de vegetação rasteira onde me posso alimentar de insectos e suas larvas assim como minhocas, pequenos anfíbios e pequenas cobras, mas se tiver oportunidade sou capaz de caçar insectos em voo. Os meus dois filhotes já estão grandes mas ainda precisam dos nossos cuidados para se alimentarem. Se forem ao meu ninho, na cavidade de uma árvore vão ter uma surpresa muito desagradável porque tem um cheiro nauseabundo, mas atenção sou uma mãe muito extremosa na limpeza dos meus filhotes, esta é uma estratégia contra os predadores, temos uma glândula uropigial capaz de segregar o líquido responsável pelo mau cheiro que é expelido em caso de ameaça. E agora que me conheces melhor, vais ver como é fácil me encontrar especialmente na Primavera e Verão.

Sem comentários: