Trepadeira / Short-toed Treecreeper / Certhia brachydactyla

Encontras-me em bosques parques e jardins, pendurada sempre em troncos à procura de pequenos insectos. Sou uma ave residente em Portugal. Com um comprimento de 12 a 13 cm, uma cor parda e listras castanhas na parte superior e brancas no abdómen, possuo uma cauda rígida que me ajuda a sustentar nos troncos das árvores enquanto procuro insectos. Como as minha patas são muito curtas dá a impressão de estar agachada contra o tronco onde pouso. Neste momento estou muito atarefada à procura de insectos e pequenas aranhas ensinando o meu filhote a procurar alimento utilizando o meu bico fino e arqueado para capturar as presas das cascas das árvores. O facto de percorrer as árvores em elipse no sentido ascendente comendo os insectos do tronco é muito importante libertando-as de pragas e parasitas. Afinal ela dá abrigo às minhas crias. Sou muito extremosa na construção do ninho. Escolho o melhor de três que o meu companheiro começa, no início da Primavera, numa cavidade de um tronco em forma de taça. Coloco aí os meus seis ou sete ovos brancos com manchas acastanhadas. Depois da incubação, cerca de 15 dias, nascem estes pequenos que me perseguem por todo o lado.

Sem comentários: