Tentilhão / Common Chaffinch / Fringilla coelebs

Sou pequenino, tenho aproximadamente 15 cm mas tenho um canto afectuoso. Sou muito frequente em Portugal, as minhas cores são vivas mas tenho a particularidade de mudar a cor da minha cabeça e dorso de cinza azulado para castanho durante o Inverno. A minha companheira e os meus filhotes são mais discretos com uma cor cinzenta esverdeada. Por falar neles, são seis lindos bébés num ninho muito bem camuflado com líquenes e musgos. A nossa dieta contém só sementes, mas para os pequenos temos que lhes dar insectos para crescerem fortes e saudáveis. Se estiveres atento vais ver como me consegues ver, gosto muito de cantar, mas atenção, não te aproximes muito de mim senão eu fujo, não gosto de confusões e assusto-me com facilidade.

Sem comentários: