Alvéola-branca / Pied Wagtail / Motacilla alba



Sou uma ave esbelta e de constituição delgada, meço aproximadamente 19,5cm. Sou muito comum e estou espalhada por quase todo o mundo, Europa, Ásia e África. O meu bico é alongado e fino próprio para uma alimentação à base de insectos. Tenho como características mais marcantes a minha longa cauda que oscila continuamente para cima e para baixo e uma unha extremamente comprida no dedo posterior. Basicamente sou de cor cinzenta em cima e branca na parte debaixo, a minha face é branca e pescoço preto, a minha prima britânica macho tem o dorso preto. Ando sempre num corrupio constante em espaços abertos onde possa ver e perseguir melhor as minhas presas, esta não teve sorte e passou a ser refeição dos meus filhotes. Encontras-me com frequência perto de habitações e de água onde existe uma grande abundância de insectos. Construo o meu ninho em qualquer concavidade, num tronco de uma árvore, num buraco de um muro, num local abrigado de um telhado. Geralmente tenho cinco a seis crias que saem do ninho por alturas da Primavera.

Sem comentários: