Ouriço-caxeiro / European hedgehog / Erinaceus europaeus


Andava a explorar o território enquanto a minha mamã foi arranjar comida. Neste dia estava cheio de sono porque sou um animal essencialmente nocturno embora me possas observar nas últimas horas do dia e ao amanhecer. A minha comida favorita são invertebrados que se encontram no solo, minhocas, escaravelhos, lagartas, aranhas e lesmas embora por vezes coma ovos e pequenos vertebrados como sapos, lagartos e crias de roedores e aves mas também como insectos, daí ser muito importante a nossa exitência para controlar as pragas, sendo o maior insectívoro da nossa fauna. A maior parte das pessoas não sabe mas também sou um excelente nadador daí que por vezes também coma peixe. Tenho que me alimentar muito bem porque hiberno entre Novembro e Março e preciso de muitas reservas. Os furões e as corujas assim como as raposas e texugos são as nossas maiores ameaças, mas a minha mãe já me ensinou que se me sentir ameaçado enrolo-me todo porque os meus espinhos longos e aguçados protegem-me, mas o melhor é confiar na minha coloração acastanhada como camuflagem e na minha audição e olfato apurados para evitar estes encontros desagadáveis.

1 comentário:

João Moreira disse...

hoje em apenas 3 horas vi 9 sardões neste parque! espectacular!